Coeng Engenharia

Acesso Área Restrita

Central de Atendimento
69 3229.6493



Nossa História

Para conhecer um pouco da história da COENG engenharia é necessário conhecer um pouco de seu fundador o Eng. Emerson Fidel Campos Araujo.

Nascido no dia 15/04/1959 na cidade de Palmas - PR também conhecida como a cidade mais fria do Paraná, estudou nos colégios Bom Jesus e Leonel Franca, vindo de família humilde sempre teve os estudos em primeiro lugar na sua vida sendo sempre muito aplicado. Em 1976 mudou-se para Curitiba para se preparar para o vestibular, na época encantado pelas grandes maquinas que abriam estradas pelo interior do Paraná, optou por fazer Engenharia Civil. No ano de 1977 passou no vestibular e ingressou o curso de engenharia civil na UEPG "Universidade Estadual de Ponta Grossa" formando-se em 22 de Dezembro de 1981.

Nesta época o país passava por uma grande recessão, fator que, inclusive, acelerou a derrubada do governo militar no Brasil. Mesmo na recessão obstinado a praticar tudo que aprendeu na faculdade pediu transferência da COBAL - Companhia Brasileira de Alimentos, atualmente conhecida como CONAB, para a Rondônia simplesmente porque achava que num estado recém-criado haveria maior necessidade de empresas de construção.

Da necessidade de realização de um sonho, pelo qual abandonou seu estado natal, embalado pelo plano cruzado criado em março de 1986 chegou a Porto Velho no dia 31/08/1986 as 16:00 horas de um domingo.

Com a certeza de que poderia sair do emprego publico e começar uma empresa em que poderia realizar não somente seus sonhos mas também construir os sonhos das pessoas, sua casa própria.

Sempre objetivo e seguro de suas necessidades, nos primeiros dias de trabalho comentou com seus superiores da COBAL que sua intenção em Rondônia era fundar sua própria empresa onde ajudaria a construir este belo estado recém-criado e realizar o seu sonho profissional, a engenharia.

Com dois meses morando em Porto Velho encontrou um colega de faculdade, por acaso, em um restaurante da cidade e contou-lhe seus sonhos. Como estava em Porto Velho a mais tempo seu colega conhecia pessoas que precisavam de serviços de engenharia, assim de seus objetivos em comum abriram em sociedade uma empresa chamada CIVILTEC.

Em sua primeira concorrência ganharam as obras de reforma da casa de funcionários da Embratel, na época ainda estatal. Realizaram também obras de reforma na casa de hospedagem do 5º BEC (Batalha de Engenharia Civil).

Com a implantação do cruzado 2, as coisas mudaram e as obras sumiram, Emerson voltou para a COBAL e seu sócio voltou para o Paraná, onde morava sua família.

Apesar de ter voltado para COBAL Emerson continuava convicto em criar uma empresa para construção de moradias e obras de construção civil. No período após seu retorno o então presidente da COBAL Dr. Pedro Dantas e o superintendente de Rondônia Dr. Paulo Henrique lhe ofereceram a proposta de ser um engenheiro itinerante na região norte, atendendo a demanda dos imóveis da COBAL, nos estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima.

Considerado por Emerson como uma pós-graduação do conhecimento da região amazônica, onde pode conhecer os estados, cidades e as necessidades de povos muitas vezes esquecidos nas florestas, como os povos Xapuri, Tarauca entre outros.

Nessas aventuras seu amor pela região só aumentava, e juntamente o amor pela pessoa que esteve sempre presente e ajudava a diminuir a saudades da família sua namorada Flavia, com a qual se casou e lhe deu uma linda família, formada pelos seus dois filhos – Lucas e Felipe.

No dia 17/03/1989, nascia a COENG - COMÉRCIO E ENGENHARIA LTDA, hoje com 24 anos.

Novamente Emerson pediu uma licença não remunerada da COBAL e foi a luta com a COENG, participou de uma concorrência para construir o campo e os muros divisórios da associação dos funcionários dos correios, a primeira obra da COENG.

A partir dai a COENG nunca mais parou até hoje já entregou mais de 1.100 unidades habitacionais, sempre antes do prazo de entrega, ficando conhecida como empresa que cumpre o que promete.

Neste período a empresa acumulou diversas parcerias e vem crescendo juntamente com a cidade de Porto Velho.

Presidente da COENG engenharia

Presidente da COENG engenharia

Eng. Emerson Fidel Campos Araujo
Diretor Geral