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ATA Reunião com moradores VOLPI 2 dia 13/07/2019

Publicado em 26/07/2019

A 2ª Reunião do Trabalho Social do Residencial VOLPI II, foi realizada dia 13/07/2019, com início às 9:30 horas, no canteiro de obras do empreendimento (salão de festas), sito a Estrada do Santo Antônio, nº 4761, Bairro: Triângulo. Estavam presentes no encontro a Equipe de Engenharia da COENG, os Adquirentes e a Empresa responsável pelo Trabalho Social/INSIGHT. A Srª. Adriana Ferreira, responsável pela execução do Trabalho Social (TS), cumprimentou os presentes dando-lhe boas-vindas e destacou a importância do trabalho social para a construção de um ambiente dialógico e harmônico entre os adquirentes e a possibilidade de organização prévia do condomínio. Fez referência a pauta do encontro anterior e informou que a ata da 1ª reunião se encontra a disposição para leitura no site da COENG. Em seguida, foi apresentada a pauta do encontro abordando os seguintes temas: - Informações sobre o Empreendimento (andamento da obra) / COENG; - Tira-dúvidas sobre financiamento/ CAIXA; - Discussão da proposta da Convenção de Condomínio/ Relação de candidatos a eleição (síndico e demais membros) / INSIGHT e Adquirentes; - Considerações da Comissão de Arrecadação (CA) / ADQUIRENTES; e 1ª Visita da Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO) / ADQUIRENTES. Na sequência a técnica passou a palavra ao Diretor Geral/ COENG, o Sr. Emerson Fidel, que cumprimentou os adquirentes e informou que a equipe está muito empenhada na execução da obra e em contagem regressiva para a entrega do empreendimento. Ele salientou que no mês de agosto será iniciada a tramitação das questões legais, com a realização das vistorias e emissões das licenças pelos órgãos governamentais e ressaltou a importância da discussão, aprovação e registro da convenção e eleição dos representantes do condomínio para realizar a entrega e vistoria da obra em setembro. A seguir, o Engenheiro da obra, o Sr. Edgard, fez referência às benfeitorias já realizadas no salão de festas em relação ao mês anterior e informou sobre o processo de evolução da obra. Informou que a equipe se encontra na reta final do processo construtivo e tem como previsão de término o mês de agosto, sendo realizada nesse período a tramitação das vistorias e emissões das licenças junto aos órgãos governamentais e finalizará com a vistoria da obra em setembro, sendo realizada inicialmente a entrega das áreas comuns do condomínio aos seus representantes legais e posteriormente a cada adquirente. Destacou ainda a importância da discussão e aprovação da convenção, como também, a eleição dos representantes do condomínio. Comunicou ainda que a realização da vistoria pela Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO) será no sobrado 21, pois o processo construtivo está bem adiantado. Finalizou informando que terminando as obras do salão de festas será realizado o paisagismo. Logo a seguir, a Técnica Social, relembrou a importância da pontualidade nos encontros para maior aproveitamento do tempo e execução das atividades propostas principalmente para o mês de agosto que prevê o término da discussão e votação da convenção e eleição dos representantes do condomínio. Em seguida, foi realizada uma dinâmica de grupo onde todos se apresentaram. Ao término da atividade, a Técnica convidou as representantes da CAIXA, Srª Marta e a Srª Jéssica, para esclarecerem as dúvidas dos adquirentes sobre o financiamento. A Srª Marta salientou que a Caixa, por meio do Programa Imóvel na Planta apresenta a possibilidade de financiamento do imóvel de até 70% e uma reduzida taxa de juros, comentou ainda sobre a amortização das parcelas e que além do contrato habitacional, a Caixa, disponibiliza ainda uma linha de crédito para moveis planejados. Questionada sobre a linha de crédito especifica para projeto de energia solar em unidades habitacionais, a técnica informou que a Caixa ainda não apresenta uma linha especifica para essa área, mas que têm outras. Finalizada a explanação, a Técnica Social solicitou a ajuda de adquirentes para a leitura da Convenção. Todos os adquirentes receberam uma cópia da convenção para leitura e acompanhamento dos pontos debatidos. Foi apresentada ainda no telão, a convenção e paralela à leitura/ discussão dos pontos debatidos, estes foram alterados na convenção. A Convenção foi discutida e votada até o Capítulo VII, Artigo 30 (Convenção disponibilizada no site da COENG e os pontos votados, alterados e corrigidos encontram-se destacados no corpo do texto). Dando continuidade à reunião foi aberto espaço para que a Comissão de Arrecadação informasse o levantamento das despesas iniciais do condomínio. Os membros da Comissão, Senhores Samuel, Paulo e Cledemir apresentaram o orçamento apenas de despesas prioritárias como o serviço de portaria, concertina e cerca, todos apresentando um desembolso inicial superior ao valor de dez mil reais. Informaram ainda, que com relação ao enxoval do salão de festas acham pertinente a contratação de um arquiteto para a elaboração de um projeto para aquisições como mesas, cadeiras e outros utensílios necessários para sua utilização. Esse tema foi bastante debatido entre os presentes e face a necessidade da organização inicial do condomínio, principalmente o quesito portaria e segurança, por unanimidade foi aprovado o recolhimento de uma taxa no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais) no final dos meses de julho e agosto/ 2019 a ser depositada em uma conta solidária em nome da comissão de arrecadação junto a Caixa. Os membros da comissão informaram que na segunda feira já iriam à Caixa para abertura da conta. O Sr. Paulo da comissão ressaltou a necessidade de criação de um grupo no WhastApp para facilitar a comunicação entre todos e também para repasse de informações sobre a abertura da conta e das comprovações dos recolhimentos. Todos os adquirentes presentes também foram unânimes na criação do grupo no aplicativo e destacaram a necessidade de respeito a postagens apenas de informações voltadas ao condomínio. No mês de agosto, na última reunião do Trabalho Social (17 agosto) serão informados os valores arrecadados no período proposto, bem como, repassado os orçamentos e o valor da taxa adicional para aquisição dos serviços iniciais do condomínio, visto que até o final do mês de setembro o empreendimento será entregue. A comissão irá verificar a possibilidade da visita de empresas de segurança e portaria para detalhamento do serviço prestado. A Técnica Social ao final abriu espaço para que os adquirentes interessados em se candidatar a síndico e demais membros se manifestassem. Como os presentes não expressaram naquele momento interesse, ela reiterou a importância de todos pensarem na possibilidade de desempenhar essa tarefa, levando em consideração o compromisso, a responsabilidade, a disponibilidade e a necessidade da organização comunitária e da formalização da representatividade do condomínio junto aos entes públicos. A Técnica finalizou apresentando os membros da Comissão de Acompanhamento da Obra (CAO), a Sr.ª Raísa, o Sr. Edson e a Sr.ª Fernanda e os convidou a realizarem a vistoria nos imóveis, sendo acompanhados pelo Engenheiro da Obra. Ela finalizou agradecendo a presença dos adquirentes e lembrou que o próximo encontro ocorrerá dia 17/agosto, às 9 horas, com a seguinte Pauta: - Informações sobre a obra / COENG; - Discussão Convenção Condomínio (VOTAÇÃO E APROVAÇÃO); e Eleição dos representantes do condomínio (síndico e outros membros). Ficou acordado que a ata da reunião será disponibilizada no site da COENG, juntamente com o cronograma dos encontros e a Convenção com as alterações. Depois todos foram convidados a participarem do café da manhã e visitarem o empreendimento. Nada mais havendo para tratar no momento, a reunião foi encerrada e contou com a presença de todos que assinaram a lista de frequência, sendo a ata lavrada por mim, Adriana Ferreira